segunda-feira, 12 de maio de 2014

Origem das Fossas Abissais

Fossas abissais ou oceânicas são áreas deprimidas e profundas do piso submarino. Possuem grandes dimensões, sendo porém, estreitas em largura. Tal área do relevo oceânico pode atingir até 11 km de profundidade.

como se formam?

As fossas se formam nas chamadas zonas de subducção, trechos da crosta terrestre onde as placas tectônicas  convergem, colidem, e uma delas, a de maior densidade penetra em baixo da outra de menor densidade. Como resultado forma-se uma grande depressão no solo submarino. Um perfeito exemplo deste fenômeno é a Fossa do Atacama, próximo a Peru e Chile, que resultou do choque entre uma placa continental sul americana e a placa oceânica de Nazca. Essas Colisões também são responsáveis por originarem as grandes cadeias de montanhas.
Formação das Fossas oceânicas ("trench")

A despeito do que se possa imaginar, há vida em abundância em tais áreas, com destaque para os moluscos, esponjas e anêmonas do mar e uma variedade de peixes cegos (peixes abissais), repletos de filamentos fluorescentes. A pressão nos locais onde vivem tais criaturas é tamanha que poderia esmagar até uma baleia. É um ambiente de total escuridão onde muitos dos animais alimentam-se de restos e cadáveres dos peixes das camadas superiores.







FONTES:Infoescola
POSTADO POR: Vicente Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário